Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Passeio para o Y-Park

No dia 17 deste mês os alunos da escola foram conhecer o Complexo turístico Ypioca, no município de Maranguape, a 30 quilômetros de Fortaleza.

Mini fazenda

Lá os alunos aprenderam muito no Museu da Cachaça que foi criado em 2000, no local onde funcionou a primeira unidade de produção da cachaça Ypioca. Ele possui um acervo arquitetônico e cultural do século XIX. Abaixo temos a foto do maior tonel de madeira do mundo registrado no Guiness Book .E mais fotos do passeio...
Maquinários e euipamentos agrícolas antigos usados na produção de cachaça.


simulação da cozinha utilizada na época.

ambiente que simula um canavial da época com
sensores que imitam ruidos dos trabalhadores.




E no parque ecológico não faltam são opções pra se divertir: caiaque, trilhas ecológicas, mountain bike, arvorismo, tirolesa, pedalinho, entre outros.

pedalinho

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dia Das Mães


A festa do dia das mães na escola Adauto Ferreira Lima, deste ano, foi realizada no dia 07/05. Todas as mães ganharam brindes e uma linda caixa como lembrancinha.

A Comemoração contou com apresentações de balé e teatro. Mas e quem foram os nossos bailarinos e atores? Os próprios alunos!


Depois das apresentações, o que atraiu todos os olhares na ocasião foi a visita da fashion Terezuda. Uma cômica personagem de cabelos alaranjados que além de animar a todos, dançando e brincando, foi nossa atração final sorteando os números para o bingo.

Veja só as mamães sortudas que receberam as cestas no bingo, respectivamente, das mãos da vice-diretora Cléa, da diretora Eliseuma e da Terezuda.



terça-feira, 11 de maio de 2010

Fique Sabendo!

AÇÕES DA OPERAÇÃO SILÊNCIO REDUZEM OCORRÊNCIAS EM 65%

A "Operação Silêncio" em Maracanaú tem saldo positivo, após um ano de atividades, com a redução de 65% das ocorrências. O Município foi pioneiro no Estado do Ceará na implantação da iniciativa, que, agora, já foi estendida a 15 cidades - 5 delas localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza. A Capital registrou 5. 293 notificações, seguida por Caucaia com 717, Maracanaú com 419, Aquiraz 132 e Eusébio, com 88. O objetivo da Operação Silêncio é reduzir a poluição sonora, além de educar quanto à forma correta de utilização do espaço público, conforme explicações do comandante da Guarda Municipal, Coronel Castelo. Durante a operação em Maracanaú, participaram cerca de 80 pessoas entre representantes do Demutran, das Secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente, Guarda Municipal, Conselho Tutelar de Maracanaú, além de órgãos do Governo Estadual, como Semace, Detran e Polícia Militar. (EL)

 

 

LEITURAS COMUNITÁRIAS DO PLANO DIRETOR COMEÇAM NO MÊS DE JUNHO

A partir do mês de junho, os maracanauenses estarão participando da leitura comunitária do Plano Diretor Participativo, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano do Município. As leituras acontecerão por Área de Desenvolvimento Local – ADL mais o Distrito Industrial, num total de sete oficinas. Os encontros deverão ocorrer aos sábados, no período da tarde. Por meio do Plano Diretor, a população poderá debater e orientar o atual gestor e os próximos a organizar a cidade pensando no agora e no futuro, realizando ações voltadas para habitação, transporte, saneamento, saúde, educação, meio ambiente, emprego e renda. A população poderá obter mais informações sobre o Plano Diretor Participativo pelo telefone 3521 6536 ou no site da Prefeitura  http://www.maracanau.ce.gov.br/plano-diretor-participativo.html.  (EL)



--
escolaadautoferreiralima.blogspot.com
coisasdeangelica.blogspot.com

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Fique sabendo!


PREFEITURA QUALIFICA JOVENS
PARA NOVA EMPRESA DA CIDADE

A Prefeitura inicia hoje, 10, a capacitação de 80 jovens para trabalharem na indústria Fitas Elásticas Estrela do Nordeste, que foi trazida à Cidade pelo Programa de Atração de Empresas do Município. O treinamento, que será coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Trabalho, Emprego e Empreendedorismo – Settec, acontecerá em galpão da indústria, localizado no bairro Alto da Mangueira. A partir de junho, um segundo grupo, de 100 jovens, do programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, será qualificado também para atuar na Fitas Elásticas Estrela do Nordeste. Todos esses 180 jovens foram recrutados por meio do cadastro da Casa do Empreendedor, da Prefeitura de Maracanaú. INVESTIMENTO – A companhia Fitas Elásticas Estrela do Nordeste, grupo originário do município de Guarulhos, em São Paulo, vai investir R$ 30 milhões na sua unidade de Maracanaú, que ficará no DIF I, e vai gerar cerca de 300 empregos diretos no Município. O empreendimento deve começar a funcionar em janeiro de 2011. (OS)

MARACANAÚ OFICIALIZA INSCRIÇÃO NO PRÊMIO SELO MUNICÍPIO VERDE

Maracanaú oficializa a inscrição para concorrer à 7ª edição do Prêmio Selo Município Verde e já coleciona reconhecimentos estaduais em Gestão Ambiental. Por quatro anos consecutivos, o Município obteve a maior nota do Estado na categoria B, considerando as diversas ações realizadas na cidade, pela Prefeitura, em benefício da preservação dos seus recursos naturais. O Selo Verde é concedido, anualmente, pelo Governo do Estado e certifica a qualidade das políticas públicas, avaliando questões como educação ambiental, infraestrutura, mobilização da sociedade e desempenho ambiental. Como premiação, Maracanaú recebeu o Centro de Formação Ambiental e uma Biblioteca com 5 ilhas digitais, além de 500 exemplares de livros voltados para a temática. (MR)

CAPS AD REALIZA ATIVIDADES PARA USUÁRIOS E FAMILIARES

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD está, ao longo desta semana, realizando uma série de atividades voltadas aos usuários e familiares, em comemoração ao Dia do Trabalho, que transcorreu no último 1º de maio. Entre as ações, estão previstas palestras, envolvendo temas como Cidadania e a Postura durante entrevista de trabalho, além de uma Oficina sobre Orientação Profissional. Amanhã, a partir das 8 horas, os usuários terão corte de cabelo gratuito e podem assistir palestra enfocando assistência social e terapia ocupacional. A programação prossegue até sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3371.8694 (EL)



--
escolaadautoferreiralima.blogspot.com
coisasdeangelica.blogspot.com

terça-feira, 4 de maio de 2010

Fique sabendo!



FIRMO CAMURÇA PARTICIPA  DE ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DO CEO E POLICLÍNICA
O vice-prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, participa hoje, 4 de maio, da assinatura da ordem de serviço do Centro de Especialidades Odontológicas e da Políclínica Estaduais de Maracanaú. A solenidade será às 19 horas, na Praça Valdemar de Alcântara – Centro, com a presença do governador Cid Gomes. A Policlínica e o CEO terão investimento de R$ 12 milhões e atenderão moradores do Município e Região com serviços especializados de saúde. No CEO, a população receberá assistência em saúde bucal, com serviços de ortodontia, periodontia, endodontia, cirurgias, próteses, incluindo também diagnóstico do câncer de boca. Na Policlínica, serão disponibilizadas 13 especialidades médicas e exames. Os dois equipamentos vão se juntar aos serviços municipais consolidados na atual gestão. A população já conta com o Centro de Especialidades Odontológicas, que foi ampliado e reestruturado; o Centro de Especialidades Médicas, que implantou, inclusive, um serviço especial em HIV/AIDS, além de três postos de saúde abertos no terceiro turno. Em Maracanaú, funcionam também duas farmácias populares e o PSF dispõe de 51 equipes, que cobrem 94% do Município, e foi escolhido, em 2007, como um dos três melhores do Brasil. Nos próximos meses, a Prefeitura também garantirá o atendimento exclusivo às maracanauenses com a inauguração do Hospital da Mulher.(MR)


PREFEITURA DIVULGA RESULTADO DO PRÉ-VEST
A Prefeitura está divulgando a lista dos aprovados do Pré-Vest Jovem – O Pré-Vestibular da Prefeitura de Maracanaú. O processo de confirmação da matrícula cumpre o seguinte calendário: dia 10, a partir das 18 horas, na Escola Róseo Landim, na Mucunã, e Escola Valdenia Acelino, no Siqueira. No dia 11, também a partir das 18 horas, a matrícula pode ser feita nas Escolas Genciano Guerreiro de Brito, no Jereissati, e Maria Pereira, na Pajuçara. Para efetivar a matrícula, serão necessários a cópia do RG, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino médio e uma foto 3x4. Durante a aula inaugural, que terá a data marcada, em breve, os jovens poderão tirar todas as dúvidas sobre o Pré-Vestibular. A lista dos aprovados pode ser conferida no Portal da Prefeitura: www.maracanau.ce.gov.br. Mais informações 3521.6511. (PC)    
   

MUNICÍPIO LANÇA PROGRAMA EDUCAÇÃO PELO TRABALHO NA SAÚDE
No próximo dia 7, às 8h30min, no Centro Cultural Dorian Sampaio, Maracanaú lança o programa Educação pelo Trabalho na Saúde. O objetivo é contribuir para a qualificação dos serviços da atenção básica e proporcionar a inserção dos alunos no cotidiano de saúde na comunidade. O Programa é uma parceria entre a Prefeitura de Maracanaú e a Universidade Estadual do Ceará- UECE, por meio do Ministério da Saúde, para alunos dos seguintes cursos: medicina, enfermagem, serviço social, educação física, psicologia, nutrição e ciências biológicas.(ST)



--
escolaadautoferreiralima.blogspot.com
coisasdeangelica.blogspot.com

 
Subir