Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Congresso escolar


A Conferência nacional de educação foi realizada na escola Adauto Ferreira Lima, na última quinta-feira, dia 28 de maio de 2009. Ela contou com a presença de pais, alunos e professores que logo após a assinatura na entrada foram acomodados no pátio para que pudessem ouvir as primeiras explicações da diretora Elizeuma.Entre elas podemos ressaltar algumas como o que é a conferencia e qual sua finalidade. Depois disso, foi entregue aos convidas crachás de variadas cores e dependendo a cor e do numero exibido no crachá recebido a pessoa era direcionada a uma sala diferente.Isso por que as salas foram divididas em eixos temáticos, alguns deles foram:
  • Papel do estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional;
  • Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação;
  • Democratização do acesso, permanência e sucessão escolar;
  • Formação e valorização do profissional de educação;
  • Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade;

Professores instruiam e supervisonavam os participantes que foram divididas em grupos para discutir entre si o tema abordado. Após anotar as opiniões que surgiram no grupo, este escolhia um representante para mostrar as idéias que surgiram na frente de todos no patio.
No final, houveram as eleições para a escolha do pai e do "delegado" para representar, respectivamente, a escola nos segmentos pai e aluno.

terça-feira, 26 de maio de 2009

SeLiga na Ciência

Artigo do dia

A válvula eletrônica e o transistor: suas aplicações para o desenvolvimento da Informática.

A válvula eletrônica
Em 1883, o invetor americano Thomas Edison, tentando aperfeiçoar a lâmpada de filamento que criou, descobriu acidentalmente o efeito termoiônico, também conhecido como efeito Edison. O efeito termoiônico caracteriza-se pela emissão de elétrons pela superfície de um metal aquecido. A aplicação mais importante do efeito termoiônico foi na construção das válvulas eletrônicas, usadas amplamente em aparelhos de rádio, TV e no primeiro computador eletrônico denominado ENIAC,que utilizava cerca de 18 mil válvulas eletrônicas. A mais simples das válvulas é denominada diodo e nada mais é do que uma adaptação da lâmpada com qual Edison descobriu o efeito termoiônico. As válvulas diodo, desde a sua invenção, passaram a ser amplamente empregadas em circuitos eletrônicos porque é possível, com elas, transformar uma corrente alternada em contínua. Com o desenvolvimento da eletrônica, surgiram, além do diodo, diversos tipos de válvulas, destinadas a desempenhar as mais variadas funções. Dentre elas destacam-se: a válvula triodo (três eletrodos) e a válvula que constitui o tubo de TV, denominada canhão eletrônico. É possível que você já tenha ouvido falar que as válvulas eletrônicas estão sendo substituídas por dispositivos muito menores, mais econômicos e mais duráveis, construídos com o auxílio de materiais semicondutores. Esses dispositivos são os transistores.

O transistor
Em 1948, três cientistas americanos descobriram que um cristal de semicondutores, apresentando duas junções, é capaz de produzir amplificações semelhantes àquelas obtidas com uma válvula triodo. Estas junções podem ser do tipo n-p-n ou p-n-p. Em qualquer um desses casos, o cristal assim obtido é denominado transistor, constituindo-se, como você já deve ter ouvido falar, em um dos dispositivos mais empregados nos modernos circuitos eletrônicos. Graças ao grande avanço tecnológico possibilitado pelo transistor, seus inventores receberam o Prêmio Nobel de Física em 1956. O uso de cristais retificadores (junção n-p) e de transistores nos circuitos de rádios, televisores, gravadores e computadores, permitiu uma redução considerável no tamanho e no peso destes aparelhos. Os antigos rádios e válvulas, por exemplo, eram muito maiores do que os modernos rádios transistorizados. Mesmo com as válvulas em miniatura, o maior número de dispositivos que se conseguia ligar em circuitos eletrônicos correspondia a uma densidade média de 1 elemento por cm³. Com o uso dos cristais semicondutores, ligados em um circuito impresso, conseguiu-se colocar uma média de até 3 elementos por cm³. O avanço da eletrônica fez com que a densidade de elementos ligados em um circuito se tornasse cada vez maior. Atualmente, com o uso dos modernos circuitos integrados, foi possível atingir a fantástica cifra de 30.000 (trinta mil) elementos por cm³. Sem este desenvolvimento tecnológico, que permitiu tal miniaturização dos circuitos eletrônicos, um moderno computador teria dimensões tão exageradas que sua construção seria inviável. O circuito integrado costuma ser designado, na linguagem dos técnicos em eletrônica, pelo termo chip, palavra de origem inglesa que significa “pequena lasca”. Esta denominação tem sua origem na maneira pela qual se obtém um chip: uma pequena placa (lasca) é cortada de um cristal de silício e mínimas quantidades de impurezas são colocadas em determinadas posições desta placa. Estas impurezas são dispostas de maneira a das origem a diodos, transistores, resistores, e até mesmo, a capacitores e indutores. Observe, então que os componentes tradicionais dos circuitos são substituídos por seus equivalentes criados na própria placa do chip, tornando possível a miniaturização. Um chip de apenas 1 cm de lado pode conter centenas de milhares de transistores e seu custo é praticamente igual ao de um único transistor isolado.

A direita: foto de uma placa mãe, contendo vários circuitos integrados, resistores, capacitores, etc.
A esquerda: foto de um circuito eletrônico contendo pequenos chips (em cor negra).


sexta-feira, 22 de maio de 2009

Confraternização do Dia das Mães

"No dia 16 de maio, foi comemorado o Dia das mães aqui na escola. Teve café da manhã, distribuição de rosas, cartões, músicas e apresentações dos alunos para as mães.
Todas as mães ficaram contentes com a festa, pois foi bonita e organizada. E eu fiquei mais ainda quando vi as apresentações das salas."
Maria Ruth 4º A -Profª Paula


"O dia das mães é muito especial pra nós, porque podemos expressar todo amor que temos pela nossa mãe. Só que tem criança que não tem mãe e fica muito triste por não tê-la ao seu lado dando-lhe carinho, amor, e é por isso que devemos olhar essas crianças sem mãe. Vamos fazer, carinho a nossa mãe e ficar ao lado das pessoas que não tem."
Brenda Araújo 5º B Profª Erquelina

Brilho internacional


As fases da lua são iguais, durante os mesmos períodos, em todos os lugares do mundo?

A Lua, como sabemos, não tem luz própria, mas é iluminada pelo sol. À medida que gira em torno da Terra, nosso satélite sempre apresenta uma metade iluminada ( a face voltada para o Sol) e uma outra escura (a face não iluminada). A sua fase depende do quanto a parte iluminada está voltada para a Terra, e isso depende da posição relativa entre Terra, Sol, e Lua.
Quando toda a face iluminada está voltada para a Terra, pessoas em todos os lugares do planeta veem a Lua Cheia na mesma noite. O mesmo vale para as outras fases. No entanto, como os lugares da Terra com diferentes longitudes tem horas diferentes, a hora em que ocorre determinada fase muda de acordo com a longitude. Por exemplo, se a Lua cheia acontece, em certa noite às 23h em Londres, em Porto Alegre vai acontecer às 20h, devido a diferença de fuso horário.

Enquete encerrada!

Através da enquete: "Qual oficina do Seliga você mais gostou?"
descobrimos que a oficina com a maior quantidades de fãs é a de Apresentação Eletrônica. Fiquem de olho nas nossas próximas enquetes, e participe!

SeLiGa NeSsE filMe!


Escritores da Liberdade: Baseado em fatos reais retrata dificuldade de uma professora recém formada em socializar e ensinar estudantes que enfrentam problemas com a lei, de comportamento, e de aprendizado. Estes jovens vivem em uma constante guerra étnica de gangues prejudicando o ensino e fazendo com que a própria instituição não acredite neles.Saiba mais em www.planeta.educação.com.br

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Semana do Meio Ambiente


"O meio ambiente é maravilhoso, só nele tem muitos animais e plantas, mas o homem vem destruindo tudo. E tem mais, não podemos abandonar nossa floresta, vamos ajudar a não fazerem tráfico de madeiras, de animais. Precisamos acabar com isso. "
Christian Kennedy- 5º ano A -Profª Lúcia

"Morar em locais arborizados e importante, principalmente para a saúde, pois com a ajuda das árvores, respiramos um ar menos poluído além de beneficiar a beleza da cidade. Então devemos manter nossa escola, nossa rua e nossa cidade limpa, plantar árvores, contribuindo com o verde."
Jhennifer - 4º A Prof

Confraternização da Páscoa

"A páscoa é uma festa celebrada por quase todos os povos. É nesse dia que lembramos os ensinamentos que Jesus nos deixou. Ganhar ovos de páscoa é só uma forma de simbolizar a vida, a ressurreição do Cristo. Na nossa escola houve uma comemoração, cada sala apresentou um pouco do significado da páscoa."
Brenda kelly -5º ano Profª Lúcia

 
Subir